Construindo Aprendizagens no Ciberespaço

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

O Projeto

image

O Projeto Escola.com CIÊNCIA visa implementar as atividades da disciplina de Informática Aplicada à Educação com a proposição e elaboração de Oficinas Pedagógicas destinadas às turmas de 1º e 2º Ciclos do Ensino Fundamental e da EJA – Educação de Jovens e Adultos – fazendo uso das TIC durante todo o processo. Mediante a dinâmica e variedade de temas propostos pelos alunos normalistas durante a elaboração das Oficinas Pedagógicas, o Projeto Escola.com CIÊNCIA, visando o envolvimento de alunos de séries do Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio, assim como outras unidades de ensino, contou com a proposta de ampliação de suas atividades com a criação de Oficinas Pedagógicas Itinerantes.

Com a intenção de proporcionar à Escola um componente motivador na execução de práticas de inclusão digital de alunos de diferentes níveis de ensino e promover oportunidade de formação em serviço e troca de experiências, a instituição e desenvolvimento do Projeto Escola.com CIÊNCIA e a criação do Portal Escola VIRTUS, bem como as atividades ora desenvolvidas, contribuíram por delinear e direcionar o Projeto como favorecedor da efetiva utilização de ferramentas informáticas que se apresentam, em potencial, a serviço do trabalho pedagógico e da cons

trução do conhecimento.

Como experiência desse processo, tivemos a realização da 1ª Oficina Pedagógica Itinerante com o propósito de promover o intercâmbio de informações e conhecimentos entre alunos do Colégio Normal Estadual e da Escola Estadual Monsenhor Antônio de Pádua Santos, com a proposta de criação da “Cartilha Digital Semi-árido Arretado!” unindo assim, atividades do Projeto Escola.com CIÊNCIA e do Projeto “Oxente, que calor danado é esse?”, tendo se mostrado como momento rico, oportunizando uma experiência extremamente satisfatória para ambas as unidades de ensino e todos os atores participantes.

A experiência da Oficina Pedagógica Itinerante, baseada no exercício pedagógico do aluno normalista (com envolvimento de alunos do Ensino Fundamental I e EJA) ou no princípio de intercâmbio (com alunos do Fundamental II e Ensino Médio), fundamenta a principal meta de ampliação das atividades do Projeto Escola.com CIÊNCIA.

Dentre as atividades e produtos do Projeto Escola.com CIÊNCIA cabe destacar os Materiais Digitais, a exemplo da “Cartilha Digital Semi-árido Arretado!”, “Almanaquinho Digital - Zoo VIRTUS” e “Gibi Digital – Quer ser igual? Seja original!”, elaborados pela Professora Coordenadora do Projeto segundo as propostas e necessidades dos alunos normalistas.

 

Público-alvo

O Projeto é dirigido aos alunos do Curso Normal Médio, professores e alunos do Ensino Fundamental, Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos.

 

Justificativa

A proposta do Projeto de instaurar na escola práticas inovadoras auxiliadas pelo computador e pela Informática, num trabalho conjunto e colaborativo, visando o despertar dos alunos normalistas para o potencial das atividades pedagógicas auxiliadas pelas TIC fundamentou a idealização do Projeto.

 

●●●

“O Projeto Escola.com CIÊNCIA, desenvolvido e coordenado pela professora Cláudia Almeida no Laboratório de Informática, despertou em nós professores o desejo de acrescer e rever a nossa prática pedagógica.

Os avanços tecnológicos não podem ficar alheios ao professor e a educação neste século.

As atividades desenvolvidas propiciaram um conhecimento acerca desta ferramenta que hoje faz parte do nosso cotidiano e que é importante para desenvolver o ensino e aprendizagem com o nosso aluno.”

Fátima Rabelo

Professora da Ed. Especial

●●●

Justificativa

  • Ampliar as atividades do Projeto Escola.com CIÊNCIA com envolvimento de 100% dos professores do Ensino Fundamental do 1º e 2º Ciclos, do Colégio Normal Estadual;

  • Instituir Oficinas Pedagógicas de Intercâmbio nas 5ªs séries do Ensino Fundamental II do Colégio Normal Estadual.

Atuação do Projeto

O Projeto Escola.com CIÊNCIA foi um dos finalistas na segunda edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores concorrendo dentre os mais de 350 projetos educacionais enviados.

Uma equipe especializada em tecnologia na educação avaliou todos os projetos enviados e escolheu os que usam de maneira mais inovadora a tecnologia em sala de aula.

A Professora Cláudia Almeida participou do evento nacional entre os dias 28 e 30 de agosto de 2007 na Microsoft, em São Paulo, onde expôs seus trabalhos para a banca examinadora e aos convidados do evento. Na ocasião o Projeto obteve segundo lugar na etapa Nacional.

Figura1

image

Prêmio

O Colégio Normal Estadual conquistou a primeira colocação geral com o Projeto Escola.com CIÊNCIA, organizado pela Professora Cláudia Almeida. O Projeto envolve a comunidade escolar por meio de oficinas de ensino elaboradas pelos alunos do curso Normal Médio voltadas para os alunos do Ensino Fundamental I e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As oficinas resultaram em muitos trabalhos, entre eles um “Gibi Digital” e a “Cartilha Digital Semi-árido Arretado”.

Neste contexto, o Prêmio de Tecnologia surgiu como importante oportunidade de divulgação das experiências e resultados satisfatórios alcançados pelo Projeto Escola.com CIÊNCIA.

Mais de 170 escolas concorreram e 92 foram classificadas para a fase final, e deste total, a comissão central selecionou três projetos por Gerência Regional de Educação (GRE) totalizando 52 escolas premiadas.

As três escolas vencedoras de cada GRE receberão um kit composto por projetor multimídia, tela de projeção, notebook, filmadora e câmera digital, além de cinco pen drives, cinco web-cams, um gravador/reprodutor de DVD, uma TV de 29’, uma impressora e um guia rápido para instalação do kit. Já os professores de cada uma dessas escolas receberão um computador para uso pessoal, com aplicativos de conteúdos pedagógicos.

Maiores Informações no Portal Escola VIRTUS

Contato: claudiaalmeida-prof@hotmail.com

 



Nenhum comentário: